quinta-feira, junho 08, 2006

1º dia


Depois de chegar com mala e tudo na PUC-SP entrei para a abertura do Festival Universitários de Games. O mapa que estava no site não estava com uma escala muito boa apesar de estar muito bonitinho... andei 30 minutos com o peso da mochila nas minhas costas, mas estava tão feliz de estar indo para o festival que podia chover granizo que eu ia ficar feliz.


Lynn Alves, autora do livro Game Over: Jogos Eletrônicos e Violência, foi um achado para essa minha visita a São Paulo. Além de fazer comunicação e ser bolsista PET eu também trabalho no Instituto Metodista Granbery, fazendo um jornalzinho por lá e aprendendo sobre o ensinar. Ganhei um gosto muito grande pela área de educação devido ao meu trabalho no colégio. Bem, como toda nordestina ela me tratou super bem e foi muito solícita para me tirar uma dúvida básica: como atrair os professores para essa área tecnológica. Como? Segundo ela devo buscar parceiros dentro da escola, buscar mostrar os jogos politicamente corretos com The Sims, Age of Empires (e Carmem Sandiego por minha conta). Procurar primeiro as matérias onde parece mais claro o uso dos jogos como nas aulas de história e ir sensibilizando aos poucos ganhando a confiança do corpo docente.


Logo depois veio a fala da professora Roseli de Deus Lopes. Ela é da Escola Politécnica da USP e vem da engenharia. Ela falou algo interessantíssimo sobre a criança saber que todo aparelho pode ser transformado em jogo. Quem não vê isso são os adultos. Outro ponto que me chamou atenção na fala dela foi quando disse que o potencial on-line ainda é pouco explorado e disse que a interface mouse, teclado e joystic ainda é muito pobre. Concordo planamente, só não tinha pensado nisso ainda. Ela resalta que devemos ser próativos na hora de criarmos nossos jogos, passando com isso um pouco da cultura brasileira por meio dos games. E para finalizar ela fez, junto com seus alunos algo que eu não acreditava que poderia ser feito no Brasil. Um jogo de corrida de altíssima qualidade. GP Brasil é um arcade que nunca vou ver na minha cidade, nem mesmo no playcenter eu encontrei para jogar. Apesar do nível do jogo (pela apresentação parecia ser superior ao Nascar) ele provavelmente foi pouco distribuído.

Tenho que ir pra aula agora, depois eu continuo...

PS: na foto eu com Lynn ALves e Filomena Cordeiro Moita da Paraíba



Powered by Qumana

4 comentários:

Anónimo disse...

Nossa, Carmem Sandiego... que saudade!!!
Qui foto fofinha! Quanto ao resto não comento porque não tenho base pra isso, mas parece mesmo muito interessante. Qualquer abertura na mente dos educadores quanto ao uso de tecnologias é ótimo. bj

Anónimo disse...

po, tem q dar coisas divertidas pros professores!!!
xega lá com gta,mortal kombat, doom 3, onimusha(já q vc pegou mesmo neh hehe)!!!
xP
acabei de ver o seu email e consequentemente descobrir o blog!! legal, boa resposta para perguntas do tipo: "e o dore?por onde anda?comé q tá?"
xP
tá no favoritos!!!
vlw dorão!

p.s:hoje foi minha primeira prova de cálculo O.O

Anónimo disse...

ei eu não coloquei anônimo!! blog mentiroso!!!

Anónimo disse...

ps: sabia! ahá sabia que o seu segredo era não dormir 8 horas por noite!!!!
sabia!!!