quarta-feira, julho 22, 2009

Eclipse solar at KMD

Oi oi oi Gente! 

Hoje fui a KMD, Keio Media Design, o meu mestrado, para um evento em que vimos o Eclipse solar mais longo do século. haha Para a maior parte do Japão o eclipse foi parcial. Para quem mora em Tokyo, o eclipse visivel foi zero porque o céu estava tão nublado que não dava para saber nem aonde estava o sol. 

Mas vimos uma transmissão ao vivo em super-ultra-mega-max-definição feita pela NHK diretamente de uma ilha ao sul do Japão. 
Aqui vai o link para o video http://www9.nhk.or.jp/live0722/ Foi de arrepiar quando uma segunda câmera que filmava a região começou a ficar escura e mostrou o dia virando noite às 11h AM. uuuuu isso mesmo... acho que o que mais me pegou foram os suspiros das crianças as verem a corona, aquela auréola que forma quando a lua está posicionada exatamente no centro. Foi lindo. 

A minha faculdade organizou dois eventos. Um mais adulto, com música e performances de dança junto com o eclipse. O outro para crianças, com desenhos e sorrisos. Qual você acha que eu fui? Na realidade, fiz amizade com um cara muito bacana chamado Marcos Sadao. Ele é brasileiro nikkei e já mora aqui no Japão há muitos anos. Me recebeu super bem e até me apresentou para o pessoal do curso. Ele era o organizador deste evento, e queria dar uma prestigiada pela maneira bacana que ele me trata. 

O das crianças uniu alunos entre 10 e 12 anos da escola da região e de mais 5 países. Indonesia, Tailândia, Bangladesh, Brasileiros (na escola para brasileiros, em Gunma, no Japão) e Filipinas. Infelizmente os filipinos se reuniram em seus país mas não conseguiram se conectar com o resto da conferência. Com todas as crianças ligadas em rede, tivemos uma aula sobre o eclipse e uma conversa entre os países. *volta e meia eu achava que o apresentador japonês estava piscando para alguém, mas era só um tique nervoso. 

Não tirei fotos, vou pegar com o Marcos depois e posto alguma coisa. O mais importante é o vídeo e mando o link mais uma vez. http://www9.nhk.or.jp/live0722/.

Vlw gente, abraços
Gustavo Dore

PS: não tirei fotos porque tinha uma aluna do meu mestrado gatíssima tirando fotos. Daí pensei, depois do evento eu vou lá conversar com ela sobre as fotos e daí troco uma idéia. Quando fui falar com ela ela já estava sem a câmera, daí eu perguntei e a câmera era de outra pessoa que já tinha ido embora.... fiquei sem fotos. haha E vcs acreditam que a menina falava português e até passou um mês no Brasil?! doidemais




--
"よろしくお願いいたします。ご連絡お待ちしています。"

Gustavo Dore(Orkut, Facebook, Live Mocha, MIXI)
gustavodore@softbank.ne.jp
gustavodore@gmail.com
gustavodor (Skype)
gustavo.dore@hotmail.com (MSN)

+81 080 4122-7181 (Japan)
+55 (32) 3211-3268
+55 (32) 8864-3269

domingo, julho 19, 2009

Outro motivo para ter ficado tanto tempo sem atualizar meu blog

Fiquei com medo. Isso aí. Um medinho de que põe o dedo na tomada uma vez, toma o choque e aprende. Depois esquece e se pega pondo o dedo na tomada de novo. haha

O meu blog sempre foi um espaço aberto aonde exponho a minha vida de uma maneira tão sincera que as pessoas ficam com vergonha por mim. Quem me conhece sabe que me divirto e que não me importo. Um dos motivos de ser tão aberto é que, como estou no Japão, boa parte das pessoas a quem as histórias dizem respeito nunca vão ler o que escrevi sobre elas. Ou pela dificuldade da língua, ou por falta de interesse. Mas aconteceu algo inédito, a Sanae leu o meu blog.

Lembram da Sanae? Aquela aeromoça que de vez em quando pousava aqui na minha casa. Então, quando disse que não queria mais nada com ela e postei ao vivo no meu blog, ela foi la no meu site. Viu o nome dela, copiou o texto e colou no google translator. Conseguem imaginar? Aonde eu escrevi que "ela ficou muito puta" a tradução foi "she was very bitch" e ela entendeu como "she is a bitch". Outras traduções forçadas também saltavam aos olhos. "papo furado" virou "crap talk". O google encheu meu texto de palavrões!!! Ela me ligou na hora. perguntando o que era aquilo que eu tinha escrito.

Nem gastei muita saliva, ela entendeu/admitiu que a tradução estava esquisita. Eu não sou do tipo que usa muitos palavrões, foi fácil me defender.

Daí rolou um receio de postar e outra pessoa olhar e ficar nervosa. Mas acho que aprendi a lição. 
Ou não, aí foi toda minha história com a Soni em 2 posts passados. hahaha

Como dizem as mães quando a gente fica nervoso com um acidente: "Já passou, já passou, pode acalmar que já passou."

log do capitão

Um dia da caça, outro do caçador

Encontrei com a Soni na segunda, a tal menina coreana do post passado, mas estavamos no meio de um grupo e apesar de sentarmos perto, senti o clima um pouco diferente. Depois encontrei com ela na quarta, mesma coisa, senti que ela estava estranha. Mas continuamos nos falando todo dia pelo telefone e pela internet. Conversas casuais, mas o assunto sempre rendia muito. Se eu não entrava na internet a noite vinha sempre uma mensagem no meu celular: vc tá bem? como foi seu dia?
O que eu pensei: essa menina está afim. Mas daí ela me ligou na sexta perguntando se eu nao queria sair no sábado com ela e os amigos dela. Isso foi ontem à noite. E aí foi decepção total. Ela não me deu a menor bola. Senti na hora. E o resto escrevo abaixo, do mesmo modo que relatei no calor do momento para minhas amigas Maria e Rita que estavam online no Gmail enquanto eu falava com a Soni no Facebook.

"A Sony acabou de me dar o fora. ela ficou me enrolando, desmarcou nossa saída de ultima hora, deu uma desculpa esfarrapada. Dai ela entrou no facebook para falar comigo. tentei ir pelo cantos mas nao consegui e no final falei: Olha, eu to interessado em você, mas você tem que me dar uma chance de encontrar com você direito.
dai ela falou: olha, me desculpa mas eu quero você só como amigo. (FORA!!! U, FORA!!! Uuu, FORA!!!)
Respondi que queria uma chance de sair com ela mesmo assim. E ela retrucando que se saissemos so nos dois seria uma date e que isso ela nao queria, só se fosse no meio de todo mundo junto. E eu de cá re-respondendo que amigos também saem juntos, e blá blá blá. Até que uma hora eu baixei o nível: aqui, é por isso que você não tem namorado há 3 anos e meio. Você e muito enrrolada e acaba fugindo quando alguém tenta se aproximar. Nisso ela ficou nervosa e falou: あんた、私のこと何も分からない。(o que significa: nao faça julgamentos sobre mim.) Eu falei que se não fosse verdade ela não teria ficado tão nervosa. Aí ela falou: "Entao vou ser direta com voce (finalmente - eu pensei): Bem, no dia que eu sai com você e a galera de noite, eu tinha almoçado com um japonês de quem estou afim."
Putz, por que ela nao falou isso desde o comeco? teria sido tao mais simples!!! O que so comprova minha ideía de que ela e muito enrrolada! Aí pronto. Eu acalmei o facho e voltamos a conversar normalmente. Apesar de ela me ligar todo dia, as vezes a 1 da manha e talz, ela fala que nunca teve interesse em mim como namorado, só como amigo... eh, vou ter que conviver com mais essa. hahaha"

É isso, espero que vocês se divirtam... =)

dore

Festa Junina em Komaba

Foi uma trabalheira danada! Principalmente para o Fred e a Maria que organizaram o mais pesado. Mas quando deu sexta todo mundo se reuniu para ajudar e conseguimos preparar tudo a tempo para sabado. 
No sabado a rotina comecou às 10 para a festa comecar às 2 da tarde. Tudo na pressão total! E tudo valeu muito a pena. começamos a festa 14h30 e fomos parar so as 22h, quando tinhamos que entregar o salão de Komaba.
As comidas foram supimpas. Canjica com amendoim, cachorro quente a moda brasileira com salsicha picadinha nadando no molho (feito pela Maria e Juliana), guaraná antartica e caipirinha (feita com maestria pelos Gaúchos André e Bruno. Ainda tivemos a Joana (uma portuguesinha nota 10) vendendo queijada, um doce português. Vendemos TUDO! 100% haha 
Dançamos uma vez a quadrilha igual em Minas Gerais, puxada por mim. Fizemos umas duas danças da cadeira com mais de 20 pessoas cada uma. e por fim fizemos uma quadrilha nordestina puxada pelo Stencio, um outro senpai daqui.
Fiquei a festa toda gastando lábia com uma coreana bonitinha e legal que pintou por lá. 
A festa foi bacana demais. Não sei ao certo a conta, mas com certeza mais de 100 pessoas passaram por aqui. 
Acho que foi o meu melhor dia de Japão até agora. Eu me lembro que até arrepiei uma hora que fui resolver algo fora da festa e quando voltei ouvi de longe o som de quadrilha tocando. Bão demais sô.

É isso. Essa coreana é que deu um pouquinho de história para contar. Nesse dia ela me pediu o meu telefone e jogou um monte de indiretas. dai, quando foi assim 1 da manha ela me ligou. Pra que? fiquei todo bobo. Ai gente, to apelando de carente! hahaha A Dercy Gonçalves que com sábias palavras disse que levava qualquer homem para a cama: "É só falar que ele é bonito, que é rico e que tem pau grande!". 

Ai fiquei meio que afim dela. E continuamos conversando todo dia.... conto o resto da história no próximo post.


sumido!

Bem, para todos que acompanham esse blog vou dar uma explicação bem simples.
Fim de periodo, semana de provas e trabalhos.

pronto, foi por isso que sumi. toda vez que pensava em escrever no blog me vinha um pensamento: vc nao deve escrever no blog se tem uma prova amanha.

ai foi isso. entro de ferias no dia 24. dai volto a atualizar normalmente.

abraços
dore