quarta-feira, julho 22, 2009

Eclipse solar at KMD

Oi oi oi Gente! 

Hoje fui a KMD, Keio Media Design, o meu mestrado, para um evento em que vimos o Eclipse solar mais longo do século. haha Para a maior parte do Japão o eclipse foi parcial. Para quem mora em Tokyo, o eclipse visivel foi zero porque o céu estava tão nublado que não dava para saber nem aonde estava o sol. 

Mas vimos uma transmissão ao vivo em super-ultra-mega-max-definição feita pela NHK diretamente de uma ilha ao sul do Japão. 
Aqui vai o link para o video http://www9.nhk.or.jp/live0722/ Foi de arrepiar quando uma segunda câmera que filmava a região começou a ficar escura e mostrou o dia virando noite às 11h AM. uuuuu isso mesmo... acho que o que mais me pegou foram os suspiros das crianças as verem a corona, aquela auréola que forma quando a lua está posicionada exatamente no centro. Foi lindo. 

A minha faculdade organizou dois eventos. Um mais adulto, com música e performances de dança junto com o eclipse. O outro para crianças, com desenhos e sorrisos. Qual você acha que eu fui? Na realidade, fiz amizade com um cara muito bacana chamado Marcos Sadao. Ele é brasileiro nikkei e já mora aqui no Japão há muitos anos. Me recebeu super bem e até me apresentou para o pessoal do curso. Ele era o organizador deste evento, e queria dar uma prestigiada pela maneira bacana que ele me trata. 

O das crianças uniu alunos entre 10 e 12 anos da escola da região e de mais 5 países. Indonesia, Tailândia, Bangladesh, Brasileiros (na escola para brasileiros, em Gunma, no Japão) e Filipinas. Infelizmente os filipinos se reuniram em seus país mas não conseguiram se conectar com o resto da conferência. Com todas as crianças ligadas em rede, tivemos uma aula sobre o eclipse e uma conversa entre os países. *volta e meia eu achava que o apresentador japonês estava piscando para alguém, mas era só um tique nervoso. 

Não tirei fotos, vou pegar com o Marcos depois e posto alguma coisa. O mais importante é o vídeo e mando o link mais uma vez. http://www9.nhk.or.jp/live0722/.

Vlw gente, abraços
Gustavo Dore

PS: não tirei fotos porque tinha uma aluna do meu mestrado gatíssima tirando fotos. Daí pensei, depois do evento eu vou lá conversar com ela sobre as fotos e daí troco uma idéia. Quando fui falar com ela ela já estava sem a câmera, daí eu perguntei e a câmera era de outra pessoa que já tinha ido embora.... fiquei sem fotos. haha E vcs acreditam que a menina falava português e até passou um mês no Brasil?! doidemais




--
"よろしくお願いいたします。ご連絡お待ちしています。"

Gustavo Dore(Orkut, Facebook, Live Mocha, MIXI)
gustavodore@softbank.ne.jp
gustavodore@gmail.com
gustavodor (Skype)
gustavo.dore@hotmail.com (MSN)

+81 080 4122-7181 (Japan)
+55 (32) 3211-3268
+55 (32) 8864-3269

4 comentários:

Anónimo disse...

Oi Gugu,nós aqui tb vimos um eclipse igual a este mas só que foi no Jumong , lá ele era um mau presságio para Bu euo, e quando o sol voltasse surgiria uma nova nação.
Beijus.

Rita Dore disse...

O anônimo sou eu.

Vivi disse...

tsc tsc tsc um dia vc consegue com q alguma menina diga "sim, a câmera é minha" ou "sim, o apartamento era meu" ou "não, eu não almocei com o japa q eu tô afim" hehehehehhe

boa sorte pra vc:)

dore ドリー disse...

vlw pelo comentario no meu blog Vivi! isso ai, nao tinha visto desse jeito, mas um dia eu consigo... hahaha Yes, we can.