sexta-feira, março 30, 2007

sei que apelei - White Day

sei que exagerei nos ultimos 3 posts mas e que tava tentando recobrar o tempo perdido... ninguem precisa le-los nao... eles podem ficar ali quietinhos e um dia serem achados, sem maiores intencoes por alguem que estava despreocupado e BUM, tropeca uma ideia na cabeca dele e ele acha interessante... se isso acontecer todo meu esforco ja valeu a pena... Para que que eu escrevo se nao e para o entretenimento reflexivo? ta bom, ta bom, falar desse jeito nao foi nada divertido mas...

hoje vou contar um dos melhores dias que eu tive no Japao. O White Day. Vc sabe o que o White Day? No Japao para explorar o comercio de produtos para presentear namorado/a, como principal objeto dessa transacao economica temos o chocolate, O White Day pode ser chamado de Dia dos namorados 2 "a revanche". No dia 14 de Fevereiro, assim como nos Estados Unidos os Japoneses comemoram o Valentine's Day, comparativamente o nosso dia dos namorados. Mas o Valentine's day dos japoneses e uma maravilha: So a mulher que da presente e alem disso tem que cozinhar um chocolate para o namorado. E ele com todo esforco do mundo tem que aceitar o presente e comer o chocolate... e muito dificil para os homens essa ardua tarefa. De qualquer modo, no dia 14 de marco e a revanche e os homens tem que dar um presente suficientemente caro para a namorada. E uma sociedade machista entao o homem ganha supostamente mais do que a mulher e por isso tem que dar um presente mais caro.

Eu comprei uma WebCam... ela comecou a trabalhar e eu nao tenho visto muito ela pessoalmente, entao a noite rola um skype, que alem de ser de graca eu ainda vejo os olhinhos puxados dela ne? Tudo preparado para o White Day: Comprei uma caixa de chocolate, uma webcam, iriamos almocar num restaurante chique que ela escolheu depois iriamos a um karaoke e de noite cozinhariamos em casa tomando um vinhozinho...

Comeca o dia, mas antes eu tenho que ir num grupo de pesquisa que faco parte na Universidade de Chiba. a reuniao e de 10 as 13 mas eu pedi para sair 12e30 para ir almocar com minha japonezinha... perto do refeitorio da faculdade estava tendo um Flea Market (os alunos estavam vendendo suas proprias coisas para os alunos que iriam comecar o novo semestre... fui dar uma olhadinha e nao acreditei, comprei na hora: um baixo eletrico por 10 reais... um playstation 1 por 10 reais... uma tv 20 polegadas por 20 reais...!!! Queria comprar mais a caixa para o baixo e um a poltrona mas so podia comprar 3 coisas... mas como eu ia levar isso para minha casa que era a 20 minutos de trem dali sendo que ainda tinha que andar mais 15 minutos para chegar na estacao... uma tv 20 polegadas e meio antiga... pesada...

Liguei correndo para minha namorada e perguntei se a mae dela, minha sogra amada idolatrada e querida que me compra comida (conto depois com mais calma), poderia me ajudar com o carro... ela falou que ate poderia no outro dia porque naquele dia ela tinha saido com o pai dela e ela nem sabia para onde... entao eu falei, vem ca me ajudar e ai vc aproveita e compra o amplificador de baixa para mim (16 reais)... ta bom, em meia hora eu te encontro ai - ela disse. A casa da Ayako fica a 20 minutos a pe da faculdade aonde eu estava... Fui carregando o baixo e o playstation ate a casa dela, dei o presente, dei beijinho, dei abraco e voltamos para buscar as coisas na faculdade... iria levar as coisas ate um taxi na porta da faculdade e deixar tudo na casa da Ayako.

Chegando na faculdade tava a TV me esperando com a caixa de baixo do lado: logo pensei que alguem tinha comprado, "que pena". Cumprimentei os estudantes que estavam organizando e um deles veio para perto de mim e disse: essa caixa e o baixo eram meus, como vc levou o baixo vou te dar de presente essa caixa. !!! !!! foi a minha reacao... fiquei tao feliz com a genteboisse (derivativo de gente boa) do cara que fiquei emocionado. A minha namorada comprou as poltronas que eu estava de olho e fomos nos tentar carregar... hahaha uma tv 20 polegadas, um amplificador de 12cm de raio, e duas poltroninhas... foi pesado... mas ate que dois senhores muito simpaticos que trabalhavam de Faz tudo na faculdade ajudaram a gente pelo meio do caminho... pegamos o taxi... depois foi tudo tranquilo... descarreguei as coisas e sentamos um pouco nas poltroninhas para descansar um pouco. Tava tao impressionado com o presente: a caixa de baixo que tive uma ideia.

eram 3e20 e o Flea market fechava as 4... sai correndo com a Ayako, passamos no supermercado... corri, corri.... cheguei na faculdade 3e50 e quando olhei o flea Market ja estava desmontado... mas nao desisti... procurei por perto e achei o local de reuniao da organizacao e todos olharam surpresos e felizes... Com os 16 reais do amplificador comprei sorvete para todo mundo da organizacao... ganhei ate um abraco do menino do baixo...  para eles eu era so mais um, mas eles fizeram diferenca em mim no final... tinha que retribuir de algum jeito...

Depois passamos numa loja e compramos uns jogos usados de Playstation1 e fomos para a casa da Ayako para jogar... Chegamos na casa dela e os pais dela ja tinham chegado. A mae dela me perguntou se eu estava mudando para a casa dela... ainda nao, disse eu, mas toma cuidado... hahaha .. jogamos um pouco e comemos pizza congelada por fim...
Foi um dia tao feliz! O sol ajudou um pouco...  ela sorindo foi tao bom de ver e sentir... ela sorrindo...

Mas e o White day? que white day? - pergunto eu...

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Gustavo Dore
gustavodore@gmail.com

fotos novas no site

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Achei que era um bom jeito de chamar atencao...
eu e a minha japonesinha viajando ... e a formatura dela com direito ao karaoke depois...

PS: ela me perguntou: dore, porque essa foto do banheiro? eu: porque e diferente, ne? aya: Mas e um banheiro... aaa!

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Gustavo Dore
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quinta-feira, março 29, 2007

Japanese pop culture

mais uma reciclagem... sendo o Japao o pais que mais recicla no mundo, acho que estou aprendendo... hahaha

esse foi meu trabalho final da materia de cultura pop japonesa. Como meu ingles nao e tao bom assim ele ta legivel ate para quem saca so um pouquinho... espero que se divirtam... byebye

Japanese Pop Culture 

Gustavo Dore Rodrigues

Bekka Student – 3061037 
 

Final Essay 
 
Who says that Japanese people are losing their culture because the use of western things clearly never been to Japan. If you turn on the television you only will see Japanese culture. You see Samurai drama, you see Japanese pop, Kabukisa Theater, animes, etc. Rarely, in the open TV you see an American cartoon. Often you see American people, but doing their paper as a foreigner. The only pure western things are the Hollywood movies or the Sponge Bob Square Pants. You can fell the Japanese taste every time you think they are copying America. One can go to an Italian restaurant in Japan expecting an Italian taste and only will find Japanese taste, Japanese adaptations. Even in the McDonalds you can find differences: Japan is the only place in the world where the McDonalds stores have a different architecture according to the place the store is. Sometimes watching dance programs in the Japanese television we see people dancing music from countries all around the world, but the dance is Japanese, they don't make 100% equal. What we can take from this? It's all Japanese culture itself.
 

It is common in the Japanese culture to look outside as an example. From a long time Japan turned their eyes to China, and all the experiments and new things from China they tried to bring to Japan. Is not their first intention to modify something, the idea is that Japanese worry about the people who will receive the products, so they try to make it fit the taste. In the western countries, the garage bands that will play in small university events play their own set-list, the way they want. In Japan, some garage bands often do a reunion before the show and ask some of the audience what they want to hear. It is another way to think, nor better or worse, just different. Coming back to the relation China-Japan, we can think about the use of the Kanjis. The Japanese writing is a copy from the Chinese one with a lot of modifications, even new ideograms, hiragana and katakana, to simplify and fit the Japanese society. 

If Japan was copying the West, shouldn't this country change for a less hierarchy society, a more open sexual thinking, try to break the gender statements? One of the most interesting observations from the authors of the documentary we watched in class was that "What comes to Japan is adapted and then stay the same way forever". They give some real good examples as the clothes of the high school students that copy the German style from the beginning of the nineteen century. But the best example is the fascination bye the American's 50's. They still sell posters and release new collections with movies like Casablanca and Elvis Presley. Maybe the 50's because we can see some similarities with the Japanese way of thinking like the idea of a "perfect housewife" that stays home taking care of the children and the house. 
 

Videogames and domestication 

This essay will take a look on the videogames and the domestication of western culture. This focus was chosen because of the importance of the videogame for the understanding of the Japanese culture. Japan is the biggest developer of videogames in the world. They have two of the 3 biggest videogames enterprises, Sony and Nintendo. Why this kind of entertainment fits the Japanese life? The people go to be workers, salary-man of companies, and the works take their whole day, they don't have too much time to go to a sport club or do any other entertainment activity during the day. They spend a lot of time in trains going to work or coming back home everyday. Is a society that normally enjoy spend time alone. The fantasy is something stimulate all the time. We have Tokyo Disney and their products as an example. And the Japanese way of thinking stimulate in the school is really mathematic and are not made to motivate the children to create or have their own opinion. According with the Japanese government they are trying to change it, but still far from the western.  

The videogame fits all the necessities they can have about entertainment: is fast, you can do it in small packs of time; some of them are small, you can carry everywhere; and they have the fantasy which takes them out of the common boring life of the company. The Japanese society is not one that motivates the individual talent, so they find themselves special with the fantasy. We can use the Van Gennep theory to explain the games. They fit all the stages: discontinuity and separation from the present situation; marginal status separated from the mundane; going back to the normal life with a new status. Well, the Japanese became so good at this that when the western world needs this kind of entertainment we call up for Japanese games.  

We have a lot of games from Japan in the West but the West doesn't have as many games selling in Japan. The Japanese culture, in some aspects, becomes more global than the American one. When the creators of the Matrix franchise wanted to make an animation for a global public they choose the Japanese style of anime instead of the American Cartoon. Some things in the American Pop Culture were Easternized. We have the DC Comics, which have the rights about Batman and Superman, which make the new cartoon of the Justice League with anime way of drawing and American way of animation. And one of the most recent releases was the anime of the Teen Titans, for teenagers, completely made in the Japanese way. Some Americans cartoons are even using giant robots in their stories. Hello Kitty is the best example of Easternization. She came into the Western world and created a new idea of feminine cuteness. Once more they Easternized.  
 

Mixing, Mixing mixing 

The videogame was developed in America in the 60's. America had an hegemony till Nintendo appears in the international market with a strange super-hero: an American plumber with Italian dissidence that get inside pipes and he is transferred to another world where he fights against dinosaurs and turtles with wings to rescue the princess of the Mushroom land, where only the princess and her father aren't mushrooms, but normal people. This history shows us something really important about the Japanese Pop Culture, the marvelous way the Japanese mix elements from everywhere.  

The Japanese love mixed things. Like said before, their society doesn't motivate the individualization. So they look for special things to individualize themselves. But they were not motivated by the school or their parents as creative person. The way they find to create is mix things that already exist, take things that are and add a special touch. That's exactly what they make to domesticate. They want to have the same as the westerns but with their special taste. Special is a important word too. 

The constant mix is something common in the Japanese life. In the text about the loan words, the documentary and the class about Japanese Pop songs, we discussed a lot about how they do this mixture without be strange for themselves. The Japanese bands fill theirs songs with words in English, and sometimes in other languages. Nowadays, ending of 2006, one of the most popular pop bands is one called Orange Range, from Okinawa. If you pay attention in the chorus from the song "Shangai Honey" you will see a perfect mixture of worlds from English, French and Japanese.  

" Shanghai HANI- to  hamabe shakou DANSU

Mitsumebbanashi  tamannee megami

Shanghai HANI- to  EIJIAN RANDEVU

Yosete wa kaesu  shitagokoro to MORARU" 

Remebering the mixture in another situation we should pay attention in the guy of the documentary who design motels in Japan. In one of the situations he did a room all decorated with Snoopy characters but with a Boxe ring as a bed. How he connected Charlie Brown with Boxe? I am making the wrong question on propos. The right question should be: how the Japanese people consume this kind of thing. If he made that is because somebody is buying this kind of material. The mix make the thing special, unique. 

The videogame has a peculiar aspect: the Japanese became famous around the world for theirs games. Is the opposite, is the western being easternized. But if you are a Western reading this material and like to play videogames like "Super Mario", "Dragon Quest", "We love Katamari" or "Oz, Tatakae, Ouendan", you probably don't see your culture as easternized. But, at the same time, the Japanese seems to enjoy the idea of Westernization. According to some Japanese history books this was what brought a stable life to Japan, that's what makes them different from the others Asian countries. This is one of the reasons people say that Japan is westernized; they like to be seen that way. We don't want to fell Japanese playing their games but they want to fell, at least fantasize they are more westerns when they use western style clothes or eat western food. In Japan this word means modernity, prosperity, economical strength, power. 
 
Part 2 

Wow!!! It's Expensive

 

Why people go to a place that only has expensive things? To buy, of course. The westernization of Japan, like Joseph J. Tobin explains in his article is more like domestication. They take the western culture and transform it their way. The department stores in Japan are a example of a place that sells a west with a japanese face and sell the Japanese's things with a look of a foreigner. It shows the duality of the Japanese culture. The department stories came from the Togukawa era but grow up in the Meiji era because of the western products. But now they are a place of massive consumption and maintenance of Japanese culture. How is that possible? I will try to explain in the next paragraphs.

 

Why people go buy things in a departo if they are expensive. Like most of the Japanese aspects, they are based in a 'High context culture'. It means that most of the things don't really matter what it is but the value we put on it. When you buy something in a departo in Japan and give to Japanese he or she will really enjoy, no matter what it really is. It will happen because there is a status related with the department stores, most of the things are from famous brands and most of them are peculiar and special stuff like a different kind of food. The department stores in Japan are the best place to buy presents in Japan. Because is very important in Japanese society to keep a mutual reliable relationship. If you spend a great amount of money with somebody you show that you care about this person. That's why the Johnny Walker lowers his sells when it became cheaper. If you are going to buy a present the money that you spend on it is more important than the present itself.

 

One of the most interesting things is how the departo cares about the maintenance of the Japanese culture. After a long research with the Japanese population they offer courses and manuals teaching how they should live, mixing the west and the east. I saw a lot of food courses and a kimono course, teaching Japanese people how to be Japanese. I said west and the east because sometimes they give English or French courses too. Your browser may not support display of this image.

 

A thing that surprises me was the Jinja upside SOGO departo. They mixed religion with shopping. In Brazil its not possible because we are a catholical country and they don't stimulate the consumption of material things. Its very interesting that Japanese can mix it and transform it in a thing in accord with capitalism. We can say that a departo store is one the higher levels of capitalism. The selling is all based in brands. Every big western brand has a stand in a Japanese department store, and we have just a few Japanese brands. But most of the products they sell are not western at all. When I was looking the clothes was easy to see that we don't use it that way in Europe, in America or even in Brazil. Even the toys are different, but all have a western brand on them.

 

The food is another important topic because 99% of the food is Japanese. Even when they have another country food it tastes like Japanese. The author of the article about departo explains that they have to change to adapt to the Japanese taste. I tried a pizza e it really doesn't look or taste like an Italian pizza, but the Japanese consume like it was. It's interesting to think that it happens in all countries because people have different tastes. In Brazil there is a lot of `Japanese food` that doesn't exist in Japan. They create things to sell as eastern and we buy because is exotic.

 

Other interesting point is the `self exotism`. With so many western things, the Japanese become to be the exotic. The same thing happens in Brazil with things we sell as Brazilian, like capoeira and carnaval. For most of the Brazilians, nowadays, this kind of thing is exotic, but it makes the value of things increase,

In Brazil we don't have that kind of store. We have shoppings like the one we can see in Lalaport but for the Brazilian way of life, the disposition of things n a department store is not very good. Brazilians like to enter the store prove, stay for a while and they prefer stores that is specify of one brand. In Brazil the stores are more silent, trying to stop the noise. But departo are a bit crowded with to much noise. There are too many people buying at the same time. 
 

PS: just a curiosity, if you type Westernized in the Microsoft World, there's no problem. But if have to type Easternized the world is not found, Microsoft didn't added this word to their dictionary. Is there any problem to be Easternized? 
 

2007/01/18



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Gustavo Dore
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quarta-feira, março 28, 2007

quem conhece arquitetura brasileira? melhor comecar devagar, quem conhece o Brasil?

Mais uma reciclagem... esse foi um e-mail em resposta a Mariana, que por coincidencia e irma da rita, para quem eu respondi o ultimo e-mail. O plano e o seguinte: quem tiver perguntas sobre o Japao me facam que eu agora ja consigo falar com japoneses e ja estabeli contatos que podem me ajudar... ela me perguntou sobre arquitetura e essa foi minha resposta... mas se alguem tiver alguma duvida sobre outra area me pergunta porque eu procuro a resposta. E bom para mim tambem por que as vezes umas coisas nao passam pela cabeca da gente e sao muito interessantes, ou importantes, nao necessariamente nessa mesma ordem... entao ai vai



1- Como é vista a arquitetura brasileira?

 

2- Existe ainda uma arquitetura de tradição japonesa ou o processo de globalização está apagando essas marcas culturais nas novas obras construídas?

 

3- Como são configurados os espaços públicos? Estão presentes na cidade ou são espaços coletivos em áreas privadas, como por exemplo, em shoppings centers?



1) a arquitetura brasileira e inexistente no Japao. Alguns arquitetos com que tive contato tinha alguma nocao que Brasilia tinha sido construida e comentaram sobre isso, mas mesmo assim nao sabiam mais detalhes. Frustrante, espero que outros tenham melhor sorte do que eu.

2) Existe muita arquitetura de tradicao japonesa. Por exemplo, quase toda casa tem uma sala em tatame, com em media 6 tatames. Por mais que o modelo americano predomine, temos este estilo adaptado ao padrao japones. Por exemplo o sanitario fica em um lugar fechado enquanto a pia para lavar as maos fica do lado de fora... e o espaco para banho e outro espaco, so para banho, sendo que nesse espaco para banho tem sempre uma banheira, que as vezes e feita para entrar e ficar com os joelhos dobrados... Outra curiosidade e que algumas casas comprar uma mesa com uma boca de fogao no meio para alguns tipos de comida que precisam ser cozidos a mesa. Na sala japonesa outra peculiaridade, tapetes aquecidos e uma mesa de centro com um toalha grossa, que lembra um cobertor, quando vc coloca as pernas embaixo dessa mesa ela tambem e aquecida. Nao e normal as casas japonesas apresentarem fogao... que sofrimento para mim que adoro um bolo, uma broa, um empadao... haha bem, e mesmo o fogao tem so 3 bocas. Tudo e feito para ser compacto. em muitos lugares, como o meu novo apartamento ha uma mistura por exemplo do quarto ocidental, com cama e chao de piso, (entenda-se tabua corrida ou tacos ou ate mesmo um plastico que parece papel de parede imitando azulejo ou o que quer que vc queira), e o armario e as portas sao de correr. mais um detalhe: armarios embutidos sao muito mais comuns. Eles tem ate um estilo proprio de armario, prometo que tiro foto do meu apartamento e coloco no meu site... Eu que to estudando um pouco sobre as modificacoes do japao, na realidade eles domesticam tudo: eles pegam o que ja existe e adaptam as suas necessidades transformando tudo em japones legitimo... haha

3) os espacos publicos se diferenciam de Juiz de Fora, por exemplo pela existencia de muitos parques publicos, que seriam as nossas pracas. Mas eles tem muitas. Acredito eu que pela necessidade de espaco para as criancas ja que as casas sao em tamanho reduzido e ninguem se da ao luxo de possuir um quintal em casa. Espaco e muito caro. Uma quitinet no Japao nao fica em menos de 1000 reais por mes. e um absurdo! Detalhe importante do espaco publico: As ruas no japao nao tem calcada e sao muito estreitas normalmente nao passando dois carros de uma vez. (toda a Asia adota o sistema ingles de direcao) Isso gera um transito muitas vezes problematico pois sempre tem um carro esperando o outro passar para depois poder continuar. Talvez por isso muita gente tem bicicleta, o que em habito ate certo ponto saudavel. As vezes vc ve os gerentes de companhia, de terno, gravata e pasta de notebook indo trabalhar de bicicleta. entao temos grandes estacionamentos de bicicleta tambem, geralmente perto das estacoes de trem que tem um sistema de transporte invejavel. Mais um detalhe sobre as ruas, nao e comum ter iluminacao. Tem noite que da um medo voltar para casa... ui Se vc der uma olhada pelo google earth vc vai notar uma nitida diferenca entre a uma cidade brasileira e uma japonesa. Vc nao vc concentracao arborea em lugar nenhum... nem mesmo nos parques temos tantas arvores ao redor como no Brasil. Sim, os shopping centers sao importantes espacos ate mesmo pela cultura de consumo absoluto japonesa. A sensacao que tenho e que nem os americanos consomem tanto. Diversao e ir no Shopping. Quando me falam isso eu sempre fico triste... coitadinhos dessas pessoas que nao fazem muitas amizades e nao tem o sol, o churrasco, e um amigo com um sitio para encontrar e papear um pouquinho... So mais uma coisinha, nao tem lata de lixo na rua e as ruas sao uma limpeza de dar inveja. Outra curiosidade: aqui e uma loucura as maquininhas de refrigerante. Essas que vc podem o dinheiro e aperta o botao escolhendo o que vc quer. E impossivel andar mais de 5 minutos e nao ver uma maquina dessas pela rua. E as maquinas aqui vendem de tudo, desde suco, vitamina, gelatina em lata, sopa (tem umas que vendem produtos quentes tambem. A mais legal que eu vi foi uma de guarda-chuva.


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Gustavo Dore
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segunda-feira, março 26, 2007

Um ano sem beijar?

Esse texto eu escrevi a pedido da Rita da minha sala que estava editando uma revista para uma materia da comunicacao... ele ja tem quase um mes, mas tnho que comecar a atualizar isso aqui de novo... peco perdoes pela demora, mas agora com a volta as aulas a procrastinacao ira chegar ao fim...


bem Rita, vou tentar explicar um pouquinho sobre as diferencas e falar um pouco do que eu falo para as pessoas aqui no Japao. Bem, primeiramente gostaria, se tivesse jeito que vc me desse liberdade de falar em primeira pessoa como um correspondente internacional que realmente vive as experiecias para ficar mais facil para mim e acho ate que gera mais interesse... ah, e edite o meu texto por favor, como estou ha muito tempo sem editor meu texo fica muito parecido com a fala, o que as vezes nao e tao legal...


O Japao e um pais atrasado! Quem pega essa frase despercebido vai achar que eu estou falando bobagem, mas essa e a verdade, o japao esta anos-luz atras do Brasil no aspecto beijo-na-boca. Vou explicar com calma para que voces entendam melhor: Vim para o Japao ha mais ou menos 5 meses. Claro que nao achei que fosse igual ao Brasil, que eu fosse sair para a balada, das uns beijinhos na boca e voltar feliz para a casa, mas tambem nao achei que fosse tao distante.

Primeiro ponto, os japoneses so beijam o/a namorado/a. Quando uma japonesa me explicou isso eu perguntei: "mas e se o beijo for ruim, voce vai ficar com esse beijo ruim para sempre?". A resposta me fez parecer um pouco bobo: " o beijo e o menos importante". Nao tive resposta. Depois disso comecei a repensar melhor o que e, como funciona, e para que serve o ficar. Mas eu nao queria uma namorada japonesa, como ia ficar um ano sem beijar? Para nos, jovens brasileiros, isso e quase impensavel, um ano e muita coisa.

Segundo ponto: para se tornar namorado/a voce tem que ser primeiro amigo e conhecer bem a pessoa para so depois decidir namorar. Para isso os japoneses fazem as chamadas "Deeto" que vem do ingles "Date". As Deetos consistem em uma pessoa chamar outra do sexo oposto para fazer algum programa como ir ao cinema, ir a um parque de diversoes, ao zoologico e etc. "Mas nao rola um beijo no fim?" perguntei para uma amiga, tendo uma ponta de esperanca de que essa "deeto" podia ser minha salvacao do "periodo de vacas magras". "Nao - ela respondeu - como eu vou beijar alguem que so sai uma vez com ele?".

Terceiro Ponto: Nunca acontece um beijo no primeiro encontro. Um dia fui para um clube noturno, sabia que seria dificil, mas "sou brasileiro e nao desisto nunca", quero um beijo. Nao tem "pegacao"! As pessoas dancam, de um modo um pouco diferente do Brasil, as mulheres as vezes ralam nos homens de um jeito ate vulgar e quando eu vi isso pensei, "esses vao beijar". Nada, depois da musica ela foi para um lado e ele para o outro. Em um muito feliz, fui chamado para uma "Deeto" por uma japonesinha. Fiquei todo ouricado, "acabou a seca! vou dar beijinho!". Mas nao tem clima, os japoneses nao abrem espaco para isso por que nem pensam sobre isso durante o encontro. Voltei para a casa "na vontade".

Na sociedade Japonesa a vida e considerada uma linha continua. A primeira coisa que se faz quando se encontra uma pessoa e lembrar da ultima coisa que voces fizeram juntos tecendo um simples comentario como "foi divertido" ou "obrigado por aquele dia". Voce nao precisa citar o evento, so agradecer ou elogiar a pessoa ja entende que foi sobre a ultima vez, mesmo que passe duas semanas. A ideia e nao quebrar a continuidade da vida em conjunto. Para beijar uma pessoa, algo que para os japoneses e muito serio porque o beijo e algo de conotacoes sexuais, ela tem que fazer parte da continuidade da sua vida em conjunto. Por isso so amigos viram namorados, porque viveram situacoes em comum juntos. Para nos, ocidentais, a vida e um conjunto de momentos. Por isso o ficar se mostra eficaz, e um momento com uma outra pessoa. E mesmo que se encontre com aquela pessoa outras vezes o ocidental ainda considera que foram momentos. Um monte de pontos e nao uma linha continua. O Japones tem uma forte nocao de sociedade em conjunto. O que as vezes e bom pois gera um respeito mutuo com relacao a cuidados com o lixo e nao incomodar o vizinho as vezes e ruim porque gera um sentimento em algumas pessoas nao sao relevantes para a sociedade, uma das causas responsaveis pela altissima taxa de suicidio.

Nos, ocidentais, vivemos com a ideia do individuo por si so. O que faz com que o ficar tambem faca sentido. Quando expliquei o que era o ficar para um grupo de jovens japoneses a primeira pergunta foi: " mas e se um deles ficar apaixonado pelo outro e o outro nao quiser mais?" "Ele vai ter que aceitar isso, e cruel mas e assim que funciona". Mas nos entendemos que sofrer por amor nao e o fim do mundo. Temos a sensacao de que sempre alguem melhor vai aparecer na nossa vida, somos um povo muito otimista afinal. Como escrito em varias musicas brasileiras, (por exemplo Satisfeito, de Marisa Monte), entendemos tambem que e possivel ser felizes sozinhos, a necessidade de companhia do sexo oposto pode ser saciada de vez em quando numa ficada ou outra. No Brasil, andamos sempre em grupos, as vezes pequenos com 3 ou 4 pessoas ou as vezes grandes de 10 pessoas, estamos sempre tentando ficar juntos porque somos individuos separados. No Japao, com todo esse sentimento de conjunto eles nao sentem a necessidade de ficar encontrando sempre ou andando em grupos de muitas pessoas, sempre que podem eles ate preferem ficar sozinhos, por isso o videogame e as revistinhas em quadrinho fazem tanto sucesso por aqui, e um tipo de diversao solitaria.

E para completar, no Japao nao existe Educacao Sexual.  Sexo, de uma maneira geral e visto com muito maus olhos pelos mais velhos. As criancas sao ensinadas a nao demonstrar nenhum sex appeal ou desejo de forma nenhuma. Os adolescentes crescem e nada sabem sobre aids, e outras DSTs, nao entendem o uso da pilula. Com 20 anos, as vezes nao sabem nem como funciona o sexo, nem o basico. Quando tem duvidas sobre qualquer coisa fazem pesquisa na Internet, ate a comunicacao entre amigos sobre isso cria um ambiente desconfortavel para os japoneses. Isso gera alguns problemas como meninas de 14, 15 anos, que para ter suas primeiras experiencias sexuais colocam anuncios na internet. Gera problemas com relacao a gravidez precoce, gera inumeros problemas que poderiam ser evitados com simples intrucoes. Os pais nunca conversam nada sobre sexo, a tv nunca mostra explicitamente. A ideia chega a um ponto tao absurdo que, por lei, no Japao, filmes eroticos nao podem mostrar claramente as partes mais intimas. Seria ate engracado se nao fosse frustrante: a mulher do filme vai fazendo um "super excitante strip-tease" e na hora que tira a calcinha... fica tudo quadriculado! Para nos, brasileiros, eles parecem imaturos com relacao ao sexo e ao amor. A revolucao sexual nao aconteceu no Japao e eles tem a imagem dos anos 50 dos Estados Unidos como um padrao de vida a ser perseguido: a mulher em casa cuidando dos filhos enquanto o homem trabalha. Aqui a mulher vale menos do que o homem, a revolucao feminista tambem nao aconteceu. O Japao e atrasado, e muito.

...Mas como eu ia conseguir um beijo? Havia virado um objeto de desejo, de cobica, um beijo. Durante esse tempo de Japao fiquei muito interessado em uma menina da minha sala e um dia criei coragem e perguntei: "Quantas deetos e preciso para ganhar um beijo?" "Umas tres, quatro, sei la". "Entao vamos para Odaiba* sabado?" (regiao de Toquio com muitas atracoes para casais como lugares com belas vistas uma roda gigante com capsulas para casais. "foi tao romantico"), depois uma ida ao karaoke, no dia do cinema nao teve jeito, finalmente um beijo.



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