segunda-feira, março 26, 2007

Um ano sem beijar?

Esse texto eu escrevi a pedido da Rita da minha sala que estava editando uma revista para uma materia da comunicacao... ele ja tem quase um mes, mas tnho que comecar a atualizar isso aqui de novo... peco perdoes pela demora, mas agora com a volta as aulas a procrastinacao ira chegar ao fim...


bem Rita, vou tentar explicar um pouquinho sobre as diferencas e falar um pouco do que eu falo para as pessoas aqui no Japao. Bem, primeiramente gostaria, se tivesse jeito que vc me desse liberdade de falar em primeira pessoa como um correspondente internacional que realmente vive as experiecias para ficar mais facil para mim e acho ate que gera mais interesse... ah, e edite o meu texto por favor, como estou ha muito tempo sem editor meu texo fica muito parecido com a fala, o que as vezes nao e tao legal...


O Japao e um pais atrasado! Quem pega essa frase despercebido vai achar que eu estou falando bobagem, mas essa e a verdade, o japao esta anos-luz atras do Brasil no aspecto beijo-na-boca. Vou explicar com calma para que voces entendam melhor: Vim para o Japao ha mais ou menos 5 meses. Claro que nao achei que fosse igual ao Brasil, que eu fosse sair para a balada, das uns beijinhos na boca e voltar feliz para a casa, mas tambem nao achei que fosse tao distante.

Primeiro ponto, os japoneses so beijam o/a namorado/a. Quando uma japonesa me explicou isso eu perguntei: "mas e se o beijo for ruim, voce vai ficar com esse beijo ruim para sempre?". A resposta me fez parecer um pouco bobo: " o beijo e o menos importante". Nao tive resposta. Depois disso comecei a repensar melhor o que e, como funciona, e para que serve o ficar. Mas eu nao queria uma namorada japonesa, como ia ficar um ano sem beijar? Para nos, jovens brasileiros, isso e quase impensavel, um ano e muita coisa.

Segundo ponto: para se tornar namorado/a voce tem que ser primeiro amigo e conhecer bem a pessoa para so depois decidir namorar. Para isso os japoneses fazem as chamadas "Deeto" que vem do ingles "Date". As Deetos consistem em uma pessoa chamar outra do sexo oposto para fazer algum programa como ir ao cinema, ir a um parque de diversoes, ao zoologico e etc. "Mas nao rola um beijo no fim?" perguntei para uma amiga, tendo uma ponta de esperanca de que essa "deeto" podia ser minha salvacao do "periodo de vacas magras". "Nao - ela respondeu - como eu vou beijar alguem que so sai uma vez com ele?".

Terceiro Ponto: Nunca acontece um beijo no primeiro encontro. Um dia fui para um clube noturno, sabia que seria dificil, mas "sou brasileiro e nao desisto nunca", quero um beijo. Nao tem "pegacao"! As pessoas dancam, de um modo um pouco diferente do Brasil, as mulheres as vezes ralam nos homens de um jeito ate vulgar e quando eu vi isso pensei, "esses vao beijar". Nada, depois da musica ela foi para um lado e ele para o outro. Em um muito feliz, fui chamado para uma "Deeto" por uma japonesinha. Fiquei todo ouricado, "acabou a seca! vou dar beijinho!". Mas nao tem clima, os japoneses nao abrem espaco para isso por que nem pensam sobre isso durante o encontro. Voltei para a casa "na vontade".

Na sociedade Japonesa a vida e considerada uma linha continua. A primeira coisa que se faz quando se encontra uma pessoa e lembrar da ultima coisa que voces fizeram juntos tecendo um simples comentario como "foi divertido" ou "obrigado por aquele dia". Voce nao precisa citar o evento, so agradecer ou elogiar a pessoa ja entende que foi sobre a ultima vez, mesmo que passe duas semanas. A ideia e nao quebrar a continuidade da vida em conjunto. Para beijar uma pessoa, algo que para os japoneses e muito serio porque o beijo e algo de conotacoes sexuais, ela tem que fazer parte da continuidade da sua vida em conjunto. Por isso so amigos viram namorados, porque viveram situacoes em comum juntos. Para nos, ocidentais, a vida e um conjunto de momentos. Por isso o ficar se mostra eficaz, e um momento com uma outra pessoa. E mesmo que se encontre com aquela pessoa outras vezes o ocidental ainda considera que foram momentos. Um monte de pontos e nao uma linha continua. O Japones tem uma forte nocao de sociedade em conjunto. O que as vezes e bom pois gera um respeito mutuo com relacao a cuidados com o lixo e nao incomodar o vizinho as vezes e ruim porque gera um sentimento em algumas pessoas nao sao relevantes para a sociedade, uma das causas responsaveis pela altissima taxa de suicidio.

Nos, ocidentais, vivemos com a ideia do individuo por si so. O que faz com que o ficar tambem faca sentido. Quando expliquei o que era o ficar para um grupo de jovens japoneses a primeira pergunta foi: " mas e se um deles ficar apaixonado pelo outro e o outro nao quiser mais?" "Ele vai ter que aceitar isso, e cruel mas e assim que funciona". Mas nos entendemos que sofrer por amor nao e o fim do mundo. Temos a sensacao de que sempre alguem melhor vai aparecer na nossa vida, somos um povo muito otimista afinal. Como escrito em varias musicas brasileiras, (por exemplo Satisfeito, de Marisa Monte), entendemos tambem que e possivel ser felizes sozinhos, a necessidade de companhia do sexo oposto pode ser saciada de vez em quando numa ficada ou outra. No Brasil, andamos sempre em grupos, as vezes pequenos com 3 ou 4 pessoas ou as vezes grandes de 10 pessoas, estamos sempre tentando ficar juntos porque somos individuos separados. No Japao, com todo esse sentimento de conjunto eles nao sentem a necessidade de ficar encontrando sempre ou andando em grupos de muitas pessoas, sempre que podem eles ate preferem ficar sozinhos, por isso o videogame e as revistinhas em quadrinho fazem tanto sucesso por aqui, e um tipo de diversao solitaria.

E para completar, no Japao nao existe Educacao Sexual.  Sexo, de uma maneira geral e visto com muito maus olhos pelos mais velhos. As criancas sao ensinadas a nao demonstrar nenhum sex appeal ou desejo de forma nenhuma. Os adolescentes crescem e nada sabem sobre aids, e outras DSTs, nao entendem o uso da pilula. Com 20 anos, as vezes nao sabem nem como funciona o sexo, nem o basico. Quando tem duvidas sobre qualquer coisa fazem pesquisa na Internet, ate a comunicacao entre amigos sobre isso cria um ambiente desconfortavel para os japoneses. Isso gera alguns problemas como meninas de 14, 15 anos, que para ter suas primeiras experiencias sexuais colocam anuncios na internet. Gera problemas com relacao a gravidez precoce, gera inumeros problemas que poderiam ser evitados com simples intrucoes. Os pais nunca conversam nada sobre sexo, a tv nunca mostra explicitamente. A ideia chega a um ponto tao absurdo que, por lei, no Japao, filmes eroticos nao podem mostrar claramente as partes mais intimas. Seria ate engracado se nao fosse frustrante: a mulher do filme vai fazendo um "super excitante strip-tease" e na hora que tira a calcinha... fica tudo quadriculado! Para nos, brasileiros, eles parecem imaturos com relacao ao sexo e ao amor. A revolucao sexual nao aconteceu no Japao e eles tem a imagem dos anos 50 dos Estados Unidos como um padrao de vida a ser perseguido: a mulher em casa cuidando dos filhos enquanto o homem trabalha. Aqui a mulher vale menos do que o homem, a revolucao feminista tambem nao aconteceu. O Japao e atrasado, e muito.

...Mas como eu ia conseguir um beijo? Havia virado um objeto de desejo, de cobica, um beijo. Durante esse tempo de Japao fiquei muito interessado em uma menina da minha sala e um dia criei coragem e perguntei: "Quantas deetos e preciso para ganhar um beijo?" "Umas tres, quatro, sei la". "Entao vamos para Odaiba* sabado?" (regiao de Toquio com muitas atracoes para casais como lugares com belas vistas uma roda gigante com capsulas para casais. "foi tao romantico"), depois uma ida ao karaoke, no dia do cinema nao teve jeito, finalmente um beijo.



--
Sejam legais Uns com os Outros

Gustavo Dore
gustavodore@gmail.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi Gu, após minha "pequenina" insistência , tinha que inaugurar esses comentários... rs.... Demorou mas veio cheio de romantismo (acho que essa japonesa tá te inspirando hein?). E não poderia ser diferente dos anteriores: muito bacana e muuuuuuito interessante!!! Bjos pra vc, juízo e vê se come direitinho pra deixar sua mãe alegrinha..... hahahaha