quarta-feira, março 28, 2007

quem conhece arquitetura brasileira? melhor comecar devagar, quem conhece o Brasil?

Mais uma reciclagem... esse foi um e-mail em resposta a Mariana, que por coincidencia e irma da rita, para quem eu respondi o ultimo e-mail. O plano e o seguinte: quem tiver perguntas sobre o Japao me facam que eu agora ja consigo falar com japoneses e ja estabeli contatos que podem me ajudar... ela me perguntou sobre arquitetura e essa foi minha resposta... mas se alguem tiver alguma duvida sobre outra area me pergunta porque eu procuro a resposta. E bom para mim tambem por que as vezes umas coisas nao passam pela cabeca da gente e sao muito interessantes, ou importantes, nao necessariamente nessa mesma ordem... entao ai vai



1- Como é vista a arquitetura brasileira?

 

2- Existe ainda uma arquitetura de tradição japonesa ou o processo de globalização está apagando essas marcas culturais nas novas obras construídas?

 

3- Como são configurados os espaços públicos? Estão presentes na cidade ou são espaços coletivos em áreas privadas, como por exemplo, em shoppings centers?



1) a arquitetura brasileira e inexistente no Japao. Alguns arquitetos com que tive contato tinha alguma nocao que Brasilia tinha sido construida e comentaram sobre isso, mas mesmo assim nao sabiam mais detalhes. Frustrante, espero que outros tenham melhor sorte do que eu.

2) Existe muita arquitetura de tradicao japonesa. Por exemplo, quase toda casa tem uma sala em tatame, com em media 6 tatames. Por mais que o modelo americano predomine, temos este estilo adaptado ao padrao japones. Por exemplo o sanitario fica em um lugar fechado enquanto a pia para lavar as maos fica do lado de fora... e o espaco para banho e outro espaco, so para banho, sendo que nesse espaco para banho tem sempre uma banheira, que as vezes e feita para entrar e ficar com os joelhos dobrados... Outra curiosidade e que algumas casas comprar uma mesa com uma boca de fogao no meio para alguns tipos de comida que precisam ser cozidos a mesa. Na sala japonesa outra peculiaridade, tapetes aquecidos e uma mesa de centro com um toalha grossa, que lembra um cobertor, quando vc coloca as pernas embaixo dessa mesa ela tambem e aquecida. Nao e normal as casas japonesas apresentarem fogao... que sofrimento para mim que adoro um bolo, uma broa, um empadao... haha bem, e mesmo o fogao tem so 3 bocas. Tudo e feito para ser compacto. em muitos lugares, como o meu novo apartamento ha uma mistura por exemplo do quarto ocidental, com cama e chao de piso, (entenda-se tabua corrida ou tacos ou ate mesmo um plastico que parece papel de parede imitando azulejo ou o que quer que vc queira), e o armario e as portas sao de correr. mais um detalhe: armarios embutidos sao muito mais comuns. Eles tem ate um estilo proprio de armario, prometo que tiro foto do meu apartamento e coloco no meu site... Eu que to estudando um pouco sobre as modificacoes do japao, na realidade eles domesticam tudo: eles pegam o que ja existe e adaptam as suas necessidades transformando tudo em japones legitimo... haha

3) os espacos publicos se diferenciam de Juiz de Fora, por exemplo pela existencia de muitos parques publicos, que seriam as nossas pracas. Mas eles tem muitas. Acredito eu que pela necessidade de espaco para as criancas ja que as casas sao em tamanho reduzido e ninguem se da ao luxo de possuir um quintal em casa. Espaco e muito caro. Uma quitinet no Japao nao fica em menos de 1000 reais por mes. e um absurdo! Detalhe importante do espaco publico: As ruas no japao nao tem calcada e sao muito estreitas normalmente nao passando dois carros de uma vez. (toda a Asia adota o sistema ingles de direcao) Isso gera um transito muitas vezes problematico pois sempre tem um carro esperando o outro passar para depois poder continuar. Talvez por isso muita gente tem bicicleta, o que em habito ate certo ponto saudavel. As vezes vc ve os gerentes de companhia, de terno, gravata e pasta de notebook indo trabalhar de bicicleta. entao temos grandes estacionamentos de bicicleta tambem, geralmente perto das estacoes de trem que tem um sistema de transporte invejavel. Mais um detalhe sobre as ruas, nao e comum ter iluminacao. Tem noite que da um medo voltar para casa... ui Se vc der uma olhada pelo google earth vc vai notar uma nitida diferenca entre a uma cidade brasileira e uma japonesa. Vc nao vc concentracao arborea em lugar nenhum... nem mesmo nos parques temos tantas arvores ao redor como no Brasil. Sim, os shopping centers sao importantes espacos ate mesmo pela cultura de consumo absoluto japonesa. A sensacao que tenho e que nem os americanos consomem tanto. Diversao e ir no Shopping. Quando me falam isso eu sempre fico triste... coitadinhos dessas pessoas que nao fazem muitas amizades e nao tem o sol, o churrasco, e um amigo com um sitio para encontrar e papear um pouquinho... So mais uma coisinha, nao tem lata de lixo na rua e as ruas sao uma limpeza de dar inveja. Outra curiosidade: aqui e uma loucura as maquininhas de refrigerante. Essas que vc podem o dinheiro e aperta o botao escolhendo o que vc quer. E impossivel andar mais de 5 minutos e nao ver uma maquina dessas pela rua. E as maquinas aqui vendem de tudo, desde suco, vitamina, gelatina em lata, sopa (tem umas que vendem produtos quentes tambem. A mais legal que eu vi foi uma de guarda-chuva.


--
Sejam legais Uns com os Outros

Gustavo Dore
gustavodore@gmail.com

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi Gustavo, devia haver máquinas de vender guarda-churvas aqui em Juiz de Fora. Não consigo esquecer que ficamos de novembro de 2006 até o começo de fevereiro com chuva todo o dia.

Anónimo disse...

cont. e eu perdendo guarda-chuva todo dia.