sábado, setembro 16, 2006

Cultura pop japonesa

ou porque tem mulhers de bikini na capa das revistas em quadrinhos que so tem historias de esporte
 
ou porque os japoneses sao tao fashion
 

A resposta e obvia! para atrair os homens, que sao iguais em qualquer lugar do mundo, falam de esporte, luta, mulheres, quadrinhos, carros e qualquer bobagem que seja so mera distracao. Na loja de conveniencia as revistas de manga hentai ficam do lado das infantis... eh um pouco estranho mas acho que eles nao ligam muito na verdade. 

Sobre roupas: eles sao definitivamente as pessoas mais bem vestidas do mundo! nunca vi nada igual, nem uma revista que fale de cultura japonesa faz juz ao que eu vi aki. As mulheres e os homens vao para a aula com roupas nas quais vamos as festas. Entao escolhi essa pergunta como ponto chave e sai perguntando para todo os japoneses que conhecia: nihonjinwafashiondes. nandeska. Obtive varias respostas diferentes e duas me chamaram atencao: No brasil voces nao tem revista de moda? E obvio que temos revistas de moda, mas as mulheres nao seguem as revista como aqui. foi a minha resposta. Que deve ter demorado uns dois minutos para ser falada em japones ja que tinha que ficar criando as frases e traduzindo as palavras antes de falar. A outra resposta que achei muito sincera foi a seguinte: todo mundo esta bem vestido entao eu quero estar tambem! soodesne! foi o que eu respondi. acho que posso traduzir mais ou menos como: entao ta.

Estou tendo aulas de cultura pop japonesa e parece que vai ser a aula mais legal que vou ter no semestr porque demanda muita interacao com outros japoneses. E a unica aula mista com japoneses que eu faco, muito legal mesmo. Duyrante a introducao o professor ja deu uma boa ideia do que vai ser a materia e falou uma palavra que eu achei que resume tudo que eu vi ate agora: KAWAII   bem, essa palavra significa cute, bonitinho. E resume tudo que vi sobre o modo de vestir e mesmo de pensar sobre moda ou qualquer outra coisa, ate mesmo estudo. eles tem uma festa gigante da hello kitty em tokio que esta sendo hoje, sabado dia 16. E um deslumbramento sobre o que e bonitinho, no sentido de fofinho, entende?


--
Sejam legais Uns com os Outros

Gustavo Dore
gustavodore@gmail.com

7 comentários:

Natalia Amatto disse...

ahh EU CHUTO A HELLO KITTY!!! Por que as pessoas gostam dela??? Bichinho sem graça! rs
acho que as japonesas se vestem na base do 8 ou 80. Tem aquelas, como vc falou, que já acordam maqueadas, de salto, casaco de pele, blah blah blah e tem as outras que parecem que estão sempre com a mesma roupa: casaquinho + calça "centro-peito". Com certeza as pessoas consideradas "cool" pertencem ao primeiro grupo. Aqui é meio assim tb (guardadas as devodas proporções)..é algo como PATYS x LARGADAS.
Bem, eu sou meio termo e sou feliz assim. Tenho mais coisas a pensar além da última tendência - e mesmo se quisesse, não teria dinheiro pra ser tão fashoin rs
Saudades!!!
bjus

Anónimo disse...

Oi Gustavo fico morrendo de saudades mas quando leio o que tem feito por aí parece até que vc está é aqui. E você com está se vestindo pelos padrões daí? Como vc nunca combina coisa com coisa deve parecer mesmo muito estranho não é? Beijos, Rita.

Anónimo disse...

Oi Dore, q saudades amigooo. Nossa é tão bom ler seu post..parece q estou lendo o diário de um viajante já publicado. Tudo mto legal o q vc conta. Ri mto qdo vc falou q ficava nervoso de não entender o q as pessoas dizem. Eu posso imaginar..logo vc q é tão comunicativo e tá sempre falando com todos. Felicidades aí do outro lado do mundo! E se duvidarem da sua capacidade de organizar uma quadrilha vc diz q é veterano nisso..foi profissional aqui no Brail, sô!!! hahahhahahah
Bjosss

Anónimo disse...

grande Dore, beleza pura por ae neh??? então tah beleza... a comida ae deve ser um problema mesmo... tb não agrado muito de comida japonesa... hoje meu irmão perguntou aqui se vc tava perto de Tokio... agora jah posso responder... hehehehe... e preço dos video game ae rapaz??? baratinho??? soh pra fazer inveja, fala o preço do Nintendo Ds ae pra mim morrer de vontade hehehehehe abração cara, cuidado pra não se perder de novo e come direito menino hauahuahauahuahaheuehue

Anónimo disse...

gustavo, hoje é domingo o dia está lusco-fusco nem sol nem chuva, nem frio nem calor, vamos ao bretas para comprar em ofertas o mais tudo bem o heribaldo continua gripado para dormir fica rosnando mas eu estou cuidadando bem dele biejos lora.

Anónimo disse...

Oie dore! :) O Lucas me mostrou seu blog! Que bom que você tem blog, assim da pra gente ficar sabendo como você está por ai. Quero ir pra aí também, cada hora vc faz mais vontade! haha Só tirando a parte das comidas, é claro. Mas aí é o país Kawaii, e eu amo coisas cutes e pessoas dos olhos puxados hehe
Aproveita bastante ae! :)
Beijos, Ma

Anónimo disse...

po cara, antigamente era só eu q comentava aki!tá bombando! haeuhueahae

po, não dizem que os japoneses estudam o dia inteiro?? já que eles estudam o dia inteiro, eles não têm tempo pra ir em festas, então usam as roupas de festa na aula!!

viu?desvendei o segredo da cultura japa!!!

hhehehehe flw