sábado, setembro 16, 2006

Sobre amigos e relacoes pessoais e as pessoas ficam muito felizes quando vc lembra o nome delas e decepcionadas quando esquece

Estou aqui ha uma semana e conheci gente a rodo. Acho que nunca conheci tanta gente em tao pouco tempo. Alguem poderia me dizer que nao deu tempo de fazer amigos mas ja deu para sentir quem serao meus verdadeiros amigos por aki. Tanto entre os japoneses como entre os intercambistas como eu. Bem, nao preciso nem citar o quanto o shogo esta me ajudando com tudo aki, pau para toda obra. A Yukari tambem foi fantastica. Agora, duas pessoas me chamaram especial atencao. Estudantes de portugues do primeiro ano, o Hikaru e a Mami. Os dois estao me dando o tipo de apoio que eu precisava: me chamam para almocar com eles, perguntam se esta tudo bem comigo e esse tipo de coisa. Estava meio carente disso. No japao, ao contrario do Brasil, ouvi tao poucas vezes: vc esta bem? ogenkideska? dai podemos tirar um pouco do pensamento que rola por aqui: a maioria so pensa em si mesmo. Quando perguntei para o pessoal do alojamento que ja esta aki ha mais tempo se eles gostavam do japao, todos disseram gostar da cidade mas nao das pessoas, quase que foi unanime essa resposta. Tadinho dos japoneses, tem sido tao simpaticos comigo. Eu gostei de vcs afinal de contas. Nao sao brasileiros, mas ate que da pro gasto. Ontem eu sai com a Mami para comprar bandirinhas do brasil em Tokio, Lalaport. Bem, fomos a uma loja mexicana que vendia uma bandeirinhas muito vagabundas de 40x30 mais ou menos ao equivalente a 8 reais. !!!! vou viver de vender bandeirinha no japao!!! muito caro mesmo, mas de resto as coisas da loja eram ate muito baratas, como uma mascara dessas de luta livre mexicana por 17 reais, e realmente bem trabalhada... A Mami ja morou no brasil entre os 5 e 7 anos entao ela entende muito bem portugues e da altas ajudas quando eu estou falando. acho que ganhei uma amiga. =) de qualquer jeito, estou contando essa hist'oria para dizer aonde quero chegar. EU ME PERDI EM TOKIO!!! foi um pouco desesperador. depois de comprar as bandeirinhas, a mami me perguntou se eu sabia voltar e eu achei que sabi e na hora que cheguei na estacao de trem nao sabia mais que trem pegar. eu ate conseguia ler o nome da estacao que eu tinha que ir para e o preco mas nao sabia o restao das imformacoes como plataforma de embarque e direcao. Depois de cerca de 40 minutos olhando um mapa vi um japones que parecia ter a minha idade e perguntei se ele falava ingles. ele foi super solicito e me levou ate a estacao que eu tinha que parar. Coincidentemente ele ia para la tambem, mas logo depois me perdi na rua, mas ai foi mais facil pois ja estava em makuhari e foi so perguntar pela faculdade que foi tudo bem... mas tinha que acontecer, uma hora ou outra eu tinha que me perder, senao nao ia ter a minima graca...

 

Ontem, sexta, fui para a faculdade com uma camisa do Brasil. Uma camisa vagabunda que minha mae comprou para mim na copa, mas que causa uma otima impressao. Minha mae mandou muito bem, pois gastando pouco causou impressao e e isso que importa. Quando tava em sao paulo algumas meninas usavam a giria causou. Tipo: a maria causou na festa. e os paulistas, como bons brasileiros que sao adaptam muito bem a lingua para novas situacoes: vou chegar causando! e foi isso que aconteceu. Cheguei causando. descobri que o pessoal aqui adora, idolatra o time de futebol brasileiro e tudo que eu sempre digo e: o brasileiros, assim como eu nao idolatram aquele time vagabundo que ganhou milhoes para nao fazer nada na copa do mundo e todos ficam impressionados com a minha reacao. Sempre comento o quanto os brasileiros choraram com a desclassificacao e como estamos bravos com o gordo do ronaldo (futoironaldo)!! Mas de qualquer jeito, quando cheguei com a camisa do brasil, eu causei! eles estivam a mao de longe para me comprimentar pela camisa... eles gostam mesmo da selecao brasileira. Uma outra coisa: nao existe protugal por aqui. Eles sabem que portugues e coisa de brasileiro e ponto final! EBA! ganhamos a lingua!

 

Encontrei com a professora de portugues que alem de pagar meu almoco me convidou para ir de vez em quando nas aulas de portugues para conversar com os alunos dela. E por isso que eu ganhei a bolsa, para treinar os alunos deles daki. Mas com isso eu estou me treinando tambem! uma mao lava a outra. ah, e me dispus a ajudar com o festival de cultura internacional no qual o primeiro ano sempre apresenta uma quadrilha. NO BALANCE!!! vou gritar ate abrir os olhos dessa japoneizada!! hahahaha vai ser divertido!

 

Sobre pessoas de outros  paises, os americanos sao uma praga e estao em toda parte pela faculdade. Eles tem um grandississimo departamento de ingles por aqui. O de portugues e menor mas e especial pois tem eu como ajudante do mes... hahahaha Os chineses sao os mais legais de todos. Sempre felizes e dispostos. Alem de tudo sao asiaticos mais bonitos do que os japoneses. Conheci so uma dupla de koreanos que pareceu ser foda de legal tambem. Americanos sao americanos e ponto. O que vamos fazer com sua arrogancia e futilidade? tem ate uns legais como o Adrian, que lembra muito o meu amigo brasileiro flavio baiano, se o baiano fosse branco e claro. E tem um tal de conrado que e a cara do rafael ferrari! e como tem o jeito parecido!

 

Para terminar esse post gigante, estou emagrecendo muito por aqui pois esqueco de comer. e quando vou comer lembro que a comida e ruim e perco a vontade, mas iss tem que mudar, senao vou ficar sem graca igual aqueles vegetarianos zen que nao comem a proteina da felicidade, a carne de porco! hahaha deve ser por isso que os chineses sao felizes, poruqe comem muito porco. Ta explicado entao.

 

byebye



--
Sejam legais Uns com os Outros

Gustavo Dore
gustavodore@gmail.com

4 comentários:

Natalia Amatto disse...

qui lindo essa coisa de eles relacionarem portugues ao Brasil, e não a portugal!! lindu mesmo.
pois é, entre os asiáticos os chineses são os mais bunitos mesmo. as meninas principalmente. elas têm os traços mais finos que das japonesas e coreanas e o cabelo mais fino tb.
haha será que essa quadrilha vai superar a da FACOM?? hihihi num sei, mas de ter vc envolvido eles já estão ganhando muito!!
ficar perdido em outra lingua é horrivel, né? rsmas tudo bem, ainda bem que vc manda bem no inglês.
bju, gatinho

Anónimo disse...

É Gustavo só vc mesmo pra se aventurar por um mundo tão diferente e ainda por cima achar que já sabe tudo o resultado não poderia ser outro senão ficar perdido. Quer dizer que a camisa vagabundo fez sucesso? E a japonesa gostou das havaianas?Serviu nela? Beijos!!!!!!Rita.

Anónimo disse...

Gustavo uma dica para vc não se perder por aí: faça como aquele casal da propaganda procure alguém usando sandálias Havaianas e pergunte para onde vc deve ir ah ah ahahahah....Beijos da sua mãe. Não é novidade vc esquecer de comer mas aí vc não tem a mamãe e nem a Vilma para fazer o que vc gosta então procure pelo menos aquilo que é parecido com o que vc comia aqui.Beijos.

Anónimo disse...

Gustavo, tenho certeza que breve voce não terá mais problemas com o Japones. Estará falando japonês correntemente.