sábado, maio 23, 2009

Foi muito bom estar de volta

Eu não voltei para o Brasil. Fui visitar minha segunda terrinha, Makuhari, em Chiba. E meio longe de onde eu moro agora. Demorei 2 horas para ir e mais o mesmo tempo para voltar. Mas valeu casa segundo. A idéia é simples: Só existe alívio por que tem a dor; Só existe a felicidade do reencontro por que existe saudade.

PS> esquanto escrevo este post estou conversando com a Ayako. Parece que ela quer voltar. Diz que terminar pela internet deixou tudo mal resolvido. Eu falei com ela que nao. Que tá tudo muito bem resolvido, eu aqui e ela lá. hihi no fim do post eu conto como continuou a conversa.

foi Quinta Feira.
Fiquei estudando para a aula de business da sexta-feira até uma da tarde e logo deixei meu dormitório. Passei no prédio do consulado brasileiro, logo em frente a estação de Gotanda, na Yamanote Sen. No 6o andar tem uma loja que tem produtos brasileiros. Não só comida, mas livros também. Conheci uma modelo brasileira de 17 anos que já mora no Japão há 3. ela era bonita normal. Mas tinha uma coisa que me incomodou um pouco era que ela não conseguia pronunciar o R. Ai que vontade de mandar ela para uma fonoaudióloga! Ainda bem que modelo não precisa de falar para sobreviver. haha

Comprei uns presentinhos. Caixas de bombom, café e guaraná antártica.

2 horas depois estava na sala dos professores da minha antiga faculdade. Fui super bem recebido e comecei a distribuir as lembrancinhas. Descobri que minha antiga professora de conversação mora do lado do meu dormitório e faz esse trajeto todo dia! Mas o mais chocante foi descobrir que minha professora de japonês preferida, a Murakami Sensei, tinha parado de dar aula lá. Mas no fim consegui o telefone dela e vou almoçar com ela semana que vem. Na quinta-feira. =) Não se preocupem ela era feia e casada. Mas era muito simpática e engraçada!

Depois encontrei com os alunos de português. A Mei e a Yuu, que moraram no Brasil no Ano passado foram lá me receber. Me levaram para conhecer o novo prédio da universidade de Kanda. Não há palavras para descrever a felicidade do arquiteto em fazer tal complexo de biblioteca e compartimentos de cada país em um longo prédio de vidro. Lindo! E no interior, além de algumas paredes de vidro, cada país que a escola ensina a lingua tem uma decoração típica. Na parte dedicada à China, os alunos ficam embaixo de uma cobertura falsa que relembra a entrada de um templo chinês, por exemplo. Para o Brasil, nada de muito excêntrico, apenas muitas mesas e cadeiras feitas de material pardo, que lembra um pouco a cor da junta. Muito bom gosto.

PS2> A Ayako tá falando que quer me encontrar terça-feira para conversar. É o dia do aniversário dela. Eu não acho uma boa idéia. Ela vai sair chorando e vai juntar isso com aniversário. Mas é ela que está insistindo. Vamos conversando...

Abracei um monte de gente, conversei com o professor Takagi, responsável pelo departamento. Fui apresentado à nova professora, que entrou no lugar da Lilian sensei, que casou, mudou para os Estados Unidos e não te convidou. =). A nova professora Carla é de curitiba e também muito simpática. NADA de japonesa! Conheci também o Hugo, um brasileiro que foi depois de mim para o Japão pela UFJF. Muito gente boa e apaixonado pelo Japão, ele resolveu extender e agora já mora aqui há quase dois anos.

Mas o melhor ainda está por vir. Passei pelo escritório para encontrar os funcionários, dei outros abraços e presentes. Sugimoto san, o responsável e dono do dormitório aonde morei, estava em reunião. Depois fui passear um pouco. E vi uma galera jogando frisbie!. Fiquei olhando com cara de cachorro sem dono e uma japonesa sorridente e muito bonitinha abanou a mão e disse para mim: "Join Us!"
Não pude resistir. Foi uma delícia! Joguei uma hora de frisbie! No meio das pessoas tinha um professor chamado Eric, que era americano mas falava português. Falava com muito sotaque, mas falava bem.

Depois passei no lugar aonde o meu antigo clube de rock se reunia. Não é que a galera ainda estava lá!!! Foi o maior jato de energia positiva que recebi no dia. Tinha um cara, o Satochi, que era o cara mais boca boa do planeta, e que tocava muita guitarra e cantava bem pra caramba, que ainda estava lá. Por vagabundagem ele atrasou a faculdade um ano! Mas fiquei tão feliz de revê-lo e ver que não só ele, mas a galera ficou feliz em me ver de novo. Me convidaram para o evento de esportes amanhã da faculdade. To dentro! Tudo de bom! diversão sem limites!

E por fim fui no meu antigo dormitório. Na porta já encontro com dois brasileiros. O Túlio e o Hugo. O Túlio fazia artes na UFJF. O Hugo conseguiu a façanha de pular do nível 1 de japonês para o nível 4!!!! Totalmente inédito! O cara é bom!
De resto, Nada mudou. A Okaasan, a dona do lugar continua a mesma. A filha dela cresceu um pouco mas continua a mesma coisa.

 Uma vez a Ayako foi me visitar (e era proibido entrar visita no quarto, mas ela pulou a janela). Daí eu joguei uma camisa em cima do abajur de mesa para reduzir a luz para dar um climinha. O abajur derreteu e a camisa pegou fogo e grudou no no plástico do abajur. hahahaha Então, não é que a Okaasan guardou o abajur todo deformado e usa na hora de instruções para novos bolsistas sobre cuidados e prevenções. hahaha Mas foi muito gentil da parte dela pagar um sushi num restaurante ali perto para mim e s outros brasileiros. No dormitório encontrei também a Thaís, que faz direito na UFJF e mais uma vez o primeiro Hugo, que estava por lá de bobeira.

Foi muito bom rever o Sugimoto san, que chegou mais tarde. ele tinha já tomado umas e outras e estava jorrando felicidade quando me viu. Eu também estava MUITO feliz de verdade de vê-lo novamente. Ele está passando por uma situação difícil no trabalho, estagnação. Já faz há 8 anos o mesmo serviço. E apesar de ser o chefe do departamento, ele gostaria de crescer mais na empresa. Para isso, só mudando de cargo. Mas no nosso encontro foi só alegria. Prometi para ele que voltarei mais vezes. Me senti muito querido esse dia.

Volto para casa feliz e MUITO cansado. Mato as aulas de sexta-feira pela manhã.

PS3: A Ayako disse que como a gente terminou pela internet ela não consegue sentir que terminou de verdade. Eu disse suavemente como um cavalo: "Mas eu já disse que não quero mais namorar com você pela internet e vou dizer a mesma coisa na sua frente. Você só vai sofrer mais assim." Mas ela respondeu: "Mesmo assim eu quero conversar cara a cara com você." Então eu realizarei o desejo dela e me encontro com ela terça para jantar. Quarta eu posto o que aconteceu.

Abraços e desculpe pelo post gigante, mas é que fiquei feliz de ir a Makuhari e queria deixar marcado em detalhes.

1 comentário:

Rita Dore disse...

Seja muito gentil e educado com a Ayako pois ela é um doce de pessoa e não tem culpa de ter se "apaixonado" justamente por vc. Não a deixe tão infeliz justamente no dia 26.