terça-feira, maio 12, 2009

Mais uma semana se foi! - começa a saga dos documentos

Vou começar de onde parei. Desculpem ter ficado tanto tempo sem escrever, mas vou explicar o porquê.
Há 15 dias atrás tive aquela aula de empreendedorismo com a arquiteta e super motivadora Ivana. 

Depois na quarta foi feriado. Mas acaba que estava por conta dos documentos do meu mestrado: Quando cheguei ao Japão meu plano era me preparar até setembro, fazer a prova de mestrado em outubro e só começar a pesquisa em março do ano que vem. Enquanto isso ficaria estudando Japonês. Até que encontrei meu orientador pessoalmente e ele me falou o seguinte: "O que a faculdade espera de você: que você frequente devidamente as aulas; desenvolva sua pesquisa teórica; e que faça parte de um Projeto Real no desenvolvimento de um produto." - Até aí tudo bem. E ele continuou - "Sei que você pediu para começar no ano que vem, mas gostaria que você fizesse a prova de uma vez. Decidimos que a próxima prova será apenas para mestrandos em japonês. Então faça um esforço e tente conseguir todos os documentos a tempo."

Assim começa minha saga. Fui ao consulado para descobrir que precisa resolver tudo no Brasil. Minha família entra na jogada.

Aproveito o feriado para ligar para o Brasil para saber como andam as coisas com a tradução. Descubro que se a tradução chegar no dia que eles pediram não irá chegar à tempo. Peço para o meu irmão o telefone da agência de tradução. Brigo com ele porquê ele me trata como um retardado e não confia em nada do que faço. Falo com ele que consigo negociar, mas ele não só não acredita como ainda começa a gritar comigo. Ligo para a agência e converso com a secretária pois a chefe dela só ia chegar à tarde naquele dia. Ela me diz que não haverá problema. Ligo para o Brasil e digo triunfante que está tudo bem. No dia seguinte, às 5 da manha recebo um e-mail do meu irmão encaminhado chefe dizendo que haveria problema. Me sinto derrotado. Ligo para o Brasil às 5h10 e converso com a chefe. Negocio os prazos. Ela diz que vai se esforçar mas que haveria a possibilidade de ter que buscar o documento em São Paulo. Passo o resto da quinta fazendo um mapa detalhado de São Paulo para os meus pais que nem por um momento hesitaram. 

Sexta-feira seria feriado no Brasil, ou seja, um dia morto. Sexta tenho aulas puxadas e à noite durmo às 18h. Acordo às 22h e vou para um mercado fazer compras básicas de comida que estava em falta na minha geladeira. Como é tarde, pego a bicicleta do Fred (que é de Santos Dumont e fez UFJF) para facilitar a vida. Faço um caminho alternativo para tentar relaxar. Vou descer um morrinho bacana e noto que o Fred esqueceu de me dizer algo importante: A bicicleta está sem freio! Parei com a sola do tênis, mas o susto foi grande. A sorte é que estava devagar.

Sábado eu fico estudando o dia inteiro. Leio um livro sobre Zen budismo e criatividade. Faço a minha primeira sessão de meditação sozinho. Começo a sentir uma diferença no ar. À noite encontro com o Bruno, um outro brasileiro que chegou junto comigo aqui no dormitório, para comer sushi. 

Domingo é dia de excursão do meu dormitório. Vamos para o local de eventos de sumo no Japão, aproveito um festival que está acontecendo perto e ainda vamos ao Museu Edo Tokyo que é também coladinho ali na estação de Ryogoku. Apanho feio de um lutador de sumo de verdade (video filmado por amigos, ainda tenho que pegar com eles). Curto o museu. A companhia do Leandro e da Adriana no Museu foi muito agradável e quero fazer projetos com eles um dia. Ele é programador e ela designer gráfico. Chego em casa meio morto meio vivo. 
Faço minha segunda sessão de meditação e meus estudos rendem muito! Começo a pegar pesado nas questões do meu mestrado. A prova foi da seguinte forma: Eles me deram 3 questões e me deram 3 semanas para fazer um texto de no máximo 8 páginas. Apesar de não ser nada muito difícil, eram questões sobre como me vejo no futuro e sobre o meu projeto. Durmo muito tarde.

Fim da semana.

2009/5/12 Gustavo Dore <gustavodore@gmail.com>



--
"よろしくお願いいたします。ご連絡お待ちしています。"

Gustavo Dore(Orkut, Facebook, Live Mocha, MIXI)
gustavodore@softbank.ne.jp
gustavodore@gmail.com
gustavodor (Skype)
gustavo.dore@hotmail.com (MSN)

+81 080 4122-7181 (Japan)
+55 (32) 3211-3268
+55 (32) 8864-3269



--
"よろしくお願いいたします。ご連絡お待ちしています。"

Gustavo Dore(Orkut, Facebook, Live Mocha, MIXI)
gustavodore@softbank.ne.jp
gustavodore@gmail.com
gustavodor (Skype)
gustavo.dore@hotmail.com (MSN)

+81 080 4122-7181 (Japan)
+55 (32) 3211-3268
+55 (32) 8864-3269

Sem comentários: